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Como atrair e vender mais com o Inbound Marketing


Por Alphabrand em 2 de março de 2018

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Certamente você já deve ter ouvido falar sobre a metodologia do Inbound Marketing. Não? Não se preocupe, neste artigo vou explicar tudo o que você precisa saber sobre o Inbound Marketing e como ele poder aplicado de forma prática em seu negócio.

Mas antes… Vamos falar do Ômega 3 da Iogurteira Top Therm!

Brincadeiras a parte, com este primeiro exemplo já conseguimos identificar a principal diferença entre o Inbound e o Outbound Marketing – ou Marketing tradicional.

Antes da internet tornar-se popular, o principal veículo de comunicação era a TV, os jornais e revistas e o rádio. Você estava assistindo sua novela favorita e bang! Pausa para o comercial. Você comprava uma revista para ler uma matéria e ganhava outras dezenas de páginas de anúncios que só faziam volume. Você estava ouvindo aquela música bacana no rádio e de repente era interrompido por um spot comercial. Este era o espaço que as empresas tinham para vender seu peixe para milhões de expectadores ao mesmo tempo, ou seja, fazer o marketing em massa.

É claro que isso tudo ainda é utilizado hoje em dia, mas é preciso entender que o mundo mudou.

As pessoas querem ter mais controle do que elas vêem e procuram canais que deem essa liberdade para elas. Netflix, Youtube, blogs e toda essa gama de opções deu as pessoas a o poder de consumir conteúdo quando, onde e por quanto tempo quiserem e o mais importante, sem interrupções. Elas só irão consumir conteúdos que sejam do interesse delas e é aí que entra o Inbound Marketing.

O que é o Inbound Marketing?

O termo Inbound Marketing foi criado por Brian Halligan, CEO da Hubspot, mas seu conceito já estar sendo estudado décadas antes. Na prática, a Metodologia Inbound é uma técnica para atrair visitantes para produtos e serviços através do marketing de conteúdo, marketing em mídias sociais, otimização em mecanismos de buscas e claro, do branding.

Seu objetivo é atrair visitantes, conquistar a confiança, criar um relacionamento para mais tarde converter-los em clientes, além de analisar e fazer melhorias durante todas estas fases. Assim sua empresa pode gerar mais vendas e ainda fazer o seu novo cliente ser um promotor da sua marca.

O Inbound marketing visa criar estratégias para cada fase em que seu consumidor se encontra, por isso é importante desenhar a jornada do seu cliente e estabelecer as personas antes de qualquer ação.

Persona é uma representação do seu cliente ideal. Uma vez que o Inbound Marketing é focado no cliente, você precisa conhecer a pessoa que está tentando alcançar.

As 4 Fases do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é divido em 4 fases principais: Atrair, Converter, Fechar e Encantar.

Fases do Inbound Marketing - Fonte: HubspotATRAIR
Nesta fase, o objetivo é trazer desconhecidos e torná-los visitantes em seu site. As ferramentas mais utilizadas nesta fase, uma vez que você ainda não tem nenhuma informação de contato, são as redes sociais, anúncios patrocinados e, principalmente, o Marketing de Conteúdo.

Através do Marketing de Conteúdo, você pode divulgar seus produtos e serviços de forma indireta.

Você pode – deve! – utilizar ferramentas como o Blog, Otimizar seu site com as palavras chaves que se relacionem ao seu negócio e as Redes Sociais.

CONVERTER
Quando o cliente chega em seu site, é preciso criar ofertas para que ele forneça os seus dados de contato, afim de torná-lo um Lead. O seu visitante só se torna um lead quando fornece algum dado para que você possa contatá-lo posteriormente. Pode ser o e-mail, um telefone ou qualquer outro meio de contato.

Para captura de leads podem ser utilizadas as Landing Pages com formulários e Call-to-Action ou Chamadas para Ação – Que nada mais é que uma chamada que convença seu visitante a realizar determinada ação em seu site. Frequentemente nessa fase é utilizado o que chamamos de “Material Rico” ou “Isca”, como um e-book, um template ou qualquer outro material em que seu visitante possa estar interessado.

FECHAR
Uma vez que você atraiu seus clientes potenciais, você pode cultivá-los ao longo da jornada, até estarem prontos para tomar uma decisão de compra. Você precisa continuar fornecendo informações valiosas para seu cliente até entender em que fase de jornada de compra ele está e assim o descobrir o momento ideal de fazer a sua oferta.

Para manter o relacionamento você pode utilizar ferramentas como o e-mail Marketing e continuar produzindo conteúdos em ferramentas de entrada, como um blog, newsletter e redes sociais.

ENCANTRAR
Depois que realizou a venda, é preciso acompanhar seu cliente, ver se o produto ou serviço está funcionando de maneira adequada e seu grau de satisfação, além de estar sempre a disposição quando ele precisar.

Pronto, agora que você já conhece o Inbound Marketing já pode começar a aplicá-lo em seu negócio!

Se tiver alguma dúvida sobre este tema, deixe abaixo nos comentários!

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